Confira como foi a edição de Goiânia do projeto do CFESS, em parceria com os CRESS, e os saiba quais foram os importantes encaminhamentos deliberados e que vão fortalecer em muito nossas ações em defesa da política de assistência social e do trabalho da categoria.
Profissionais assistentes sociais participaram em Goiânia de edição do projeto ‘SUAS de ponta a ponta’. De iniciativa do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás, o evento teve como objetivo promover o debate na categoria para conhecer, articular e qualificar o trabalho de assistentes sociais no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a defesa da política de assistência social, alvo de desfinanciamento, descontinuidade e focalização dos últimos governos.
Segundo o CFESS, o projeto é uma ação em defesa da política de assistência social e do trabalho da categoria. Ele consiste em uma série de debates promovidos pelo Conselho com os/as profissionais, abordando os desafios do exercício profissional nos campos da assistência social e sua interface com as demais políticas públicas, diante de uma conjuntura de ataques aos direitos sociais.
O encontro teve importantes encaminhamentos:
- Retomar a campanha pela realização de concursos públicos para contratação de profissionais assistentes sociais nas esferas municipais, estaduais e nacional, de modo a fortalecer cada vez mais o Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
- Retomada do Fórum de Trabalhadores do SUAS
- Realização de roda de conversa e estudos sobre a questão sindical em Goiás
- Realização de reuniões por local de trabalho que envolva trabalhadores e usuários, para discutir o SUAS e os direitos da população
- Divulgação de artigos e pesquisas da categoria sobre temas afins
- Maior divulgação da Orientação Técnica nº 01/2017, determinações do poder judiciário, intimando assistentes sociais de órgãos do poder executivo a atuarem como peritos/as e a elaborarem estudos sociais, laudos e pareceres, sem remuneração e gerando carga excessiva de trabalho.
O ‘SUAS de ponta a ponta’ tem sido realizado pelo CFESS em todo o País. Em Goiânia, o projeto ocorreu no dia 11 de julho, em auditório na Câmara de Vereadores. A edição de nossa capital contou com as presenças de duas conselheiras do CFESS: Neimy Batista da Silva e Magali Régis Franz. E teve ainda a participação de representantes da PUC Goiás, UFG e Unicamps.
As informações são da conselheira do CRESS, assistente social e uma das coordenadoras da Comissão de Trabalho e Formação Profissional e da Comissão de Ética e Direitos Humanos do conselho, Maria Ciurinha Pereira dos Santos. Ela destaca o trabalho de articulação e organização do evento, feito pela vice-presidenta do CRESS Goiás, Heloíza Alves Ribeiro.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534