Atitude é forma de resistência à revogação pelo governo das resoluções do CNAS que convocavam a XII Conferência Nacional de Assistência Social. Movimento é “em defesa da democracia e da política pública de assistência social”. Sua organização/entidade pode aderir enviando e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
As nove entidades nacionais da sociedade civil que compõem o Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, e pelo menos 240 organizações, movimentos, fóruns e mandatos populares estão convocando para 25 e 26 de novembro de 2019, em Brasília-DF, a Conferência Nacional Democrática de Assistência Social, com o tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.
A atitude é uma forma de resistência à revogação pelo governo das resoluções do CNAS que convocavam a XII Conferência Nacional de Assistência Social. O movimento é “em defesa da democracia e da política pública de assistência social”.
Consideramos de fundamental importância assegurar o ciclo de conferências, uma vez que estamos vivenciando o desmonte e o desfinanciamento da política pública de Assistência Social, comprometendo a sobrevivência de milhões de famílias, agravada pelo avanço da pobreza, do desemprego e das desigualdades. Além disso, o ciclo de conferências é fundamental para a garantia do direito constitucional à participação e ao controle social, destaca ainda o documento de convocação.
Os promotores da iniciativa popular ressaltam ainda que “as iniciativas já tomadas por estados e municípios de realizarem as conferências, além de confirmarem a necessidade do processo conferencial, constitui-se num ato de reafirmação, fortalecimento e defesa da democracia e do SUAS. Um espaço de debates que reunirá usuários, trabalhadoras/es, entidades, gestoras/es, ativistas, pesquisadoras/es, movimentos sociais, etc, para processar os atuais desafios da Assistência Social como política pública, direito garantido constitucionalmente, que precisa de financiamento público suficiente e, principalmente, com a participação da sociedade”.
Avaliam que é é imperativo garantir um espaço nacional amplo, plural e diverso, em 2019, para construir novas estratégias que enfrentem os atuais desafios da Assistência Social como política pública.
“Queremos fazer da Conferência Nacional Democrática não apenas um evento, mas, um grande processo de mobilização, de participação, de debate, de pactuação, de enfrentamento de desafios e principalmente, de construção de um movimento amplo e plural em defesa do SUAS, da Política de Assistência Social, da Seguridade Social e da Democracia”, enfatiza.
Para aderir à convocação basta enviar mensagem para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Serviço
CONFERÊNCIA NACIONAL DEMOCRÁTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Data: 25 e 26 de novembro de 2019
Local: Auditório da ADUnb: Campus Universitário Darcy Ribeiro – Gleba A, Casa do Professor – Brasília / DF
Maiores Informações: https://conferenciadeassistenciasocial.home.blog
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534