O 8 de março (8M), Dia Internacional da Mulher, será celebrado mundialmente nesta sexta-feira, tendo como pauta comum a luta por igualdade de gênero. Em nosso país, além desta, uma das principais causas é a luta contra o feminicídio, já que o Brasil figura entre as cinco nações com as mais elevadas taxas de assassinatos motivados pela condição de ser mulher: 4,8 mulheres assassinadas para cada 100 mil, segundo a Organização Mundial de Saúde.
A memória da ex-vereadora Marielle Franco, do Rio de Janeiro, barbaramente assassinada, será exaltada como símbolo da luta de todas as mulheres por um mundo de paz, sem violência. Também será denunciada a contrarreforma da previdência proposta pelo governo Bolsonaro, altamente nociva à população, de modo geral, e muito prejudicial às mulheres!
Em Goiás, o ATO UNIFICADO do 8M será às 18 horas, na Praça do Bandeirante, no cruzamento da Av. Goiás com a Av. Anhanguera, no centro da capital, Goiânia. A manifestação é organizada por movimentos de mulheres, centrais sindicais como a CUT e a CTB, sindicatos – entre eles o Sintfesp-Go/To.
A programação prevê às 16 horas o ato “Pela democracia, pela vida das mulheres e contra a Reforma da Previdência”, na avenida Goiás, esquina com a Rua 4, no centro da capital. A iniciativa é do Centro Popular da Mulher e conta com o apoio do CRESS Goiás, Sintfesp-Go/To, União Brasileira de Mulheres, Fórum Goiano Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista, SINT-IFESgo, Adufg, Cooperativa Bordana, Coró Mulher, Sinpro-Go, Coletivo Carol Barbosa e Associação Mulheres na Comunicação.
Confira a programação completa e participe:
8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Programação:
7h – Mutirão no CRAS Jardim Cerrado
8h – Ato público “Doe sangue pela vida das mulheres”
10h – Rádio do Trabalhador
13h – Panfletagem da juventude organizada, no Centro de Goiânia
15h – Concentração para o ato unificado – Praça do Bandeirante
16h - Ato “Pela democracia, pela vida das mulheres e contra a Reforma da Previdência” - Av. Goiás esquina com a Rua 4, Centro
18h – ATO UNIFICADO – PRAÇA DO BANDEIRANTE
19h – Sessão Pública “Mulheres de luta” – Assembleia Legislativa
Justiça por Marielle!
Mulheres Vivas e Livres!
#8M2019 #8MGoiania
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques - DRT 1534