Cerca de 15 assistentes sociais das cidades de Morrinhos, Goiatuba e Buriti Alegre participaram do I Seminário Regional em Comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (PcD), no município de Morrinhos. São elas: Miriam e Maria Aparecida, de Buriti Alegre; Vanusa, de Goiatuba; Nuciely, Eugênia, Eduardo, Helcione, Elizamar, Lidiane, Madalena, Cláudia, Francisca, Waleska e Claudionora, todas de Morrinhos.
O seminário abordou quatro eixos importantes para soluções de problemas que afligem as PcDs e seus familiares: assistência social, saúde, controle social e educação. E teve como palestra magna, da Procuradora do Trabalho, MPT-18ª Região/Goiás, Janilda Guimarães de Lima, “O compromisso do Brasil e a Convenção da ONU sobre os direitos da pessoa com deficiência: inclusão como garantia da dignidade humana”.
O eixo assistência social teve como tema “O papel da política pública de assistência social e os enfrentamentos das vulnerabilidades que envolvem as deficiências e as desproteções com as violações dos direitos das pessoas com deficiência”, com palestra de Patrícia Oliveira Ramos, Assistente Social, Servidora Pública Federal do INSS, atuante no controle social das políticas públicas e coordenadora do FIMTPODER. Patrícia é ainda experiente no serviço de Reabilitação Profissional do INSS.
Patrícia Ramos debateu ainda acerca do Benefício de Prestação Continuada – BPC e o seu propósito para a inclusão das pessoas com deficiência nas políticas públicas, sobretudo no mundo do trabalho.
O conselheiro presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Edvaldo da Silva Ramos, destacou a participação das pessoas com deficiência nos espaços de controle social e os meios de acompanhar, fiscalizar e orientar o poder público na efetivação dos direitos.
Para a assistente social e 2ª Secretária da coordenação do NUCRESS Sul, Waleska Resende, o evento superou e muito as expectativas e foi um marco na história do município de Morrinhos e demais cidades da região. “Acredito que após esse evento todos os agentes públicos mudaram positivamente a visão quanto ao atendimento à pessoa com deficiência nas áreas de assistência social, saúde, educação, previdência e demais políticas públicas. O próximo passo é implementar”, avalia Waleska.
O seminário foi realizado pela Gerência de Promoção Social e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da prefeitura de Morrinhos, nos dias 21 e 22 de novembro. E contou com recursos financeiros do Ministério Público do Trabalho e apoio do Fimtpoder.
CRESS Goiás – 19ª Região
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – MTE 1534