Foto: Arquivo pessoal
O Conselho Regional de Serviço Social de Goiás – 19ª Região (CRESS Goiás) marcou presença no 29º Encontro Descentralizado da Região Centro-Oeste e no 19º Fórum das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFIs), realizados em Cuiabá (MT). A participação da delegação goiana reafirmou o compromisso com a defesa intransigente dos direitos humanos, da justiça social e do fortalecimento do projeto ético-político da profissão, com atenção às intersecções de raça, gênero e território.
A delegação foi composta pela presidenta Sueli Almeida, pelas conselheiras Laurita Bom Despacho, Adelaine de Jesus e Priscila Nonato, pelo agente fiscal Lucas Mattheus e pela assistente social Leila Silva. O grupo participou ativamente das mesas de abertura e das discussões temáticas.
Foto: Arquivo Pessoal
A conselheira Adelaine de Jesus contribuiu com reflexões sobre os desafios enfrentados na educação básica e a importância do fortalecimento da escola pública, gratuita, laica e de qualidade social. O agente fiscal Lucas Mattheus abordou o enfrentamento ao capacitismo no exercício profissional, a atuação em residência multiprofissional no campo sociojurídico e a relevância da supervisão de estágio na pós-graduação, destacando o papel formativo e ético desse espaço.
A presidenta Sueli Almeida proferiu fala potente e comprometida com as lutas sociais, destacando a importância da atuação profissional voltada à justiça ambiental e ao reconhecimento de saberes e territórios historicamente invisibilizados.
O evento também debateu temas estratégicos para a profissão, organizados em eixos temáticos, como: Ética e Direitos Humanos; Orientação e Fiscalização Profissional (COFI); Administrativo e Financeiro; Seguridade Social; Relações Internacionais; Formação Profissional e Comunicação. As deliberações extraídas desses espaços serão levadas ao 48º Encontro Nacional CFESS-CRESS, fortalecendo a construção coletiva das diretrizes e políticas da profissão em nível nacional.
A participação ativa do CRESS Goiás reafirma seu compromisso com uma atuação ética, crítica e articulada, em defesa das liberdades democráticas, dos direitos sociais e da construção de uma sociedade livre de todas as formas de opressão.