Do Comitê Anticapacitista do CRESS Goiás, a assistente social e conselheira da autarquia, Ester da Silva, foi uma das homenageadas
A Câmara Municipal de Goiânia realizou na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, sessão solene em celebração ao Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência. A sessão homenageou lideranças que em sua trajetória “tem desenvolvido um papel importante para garantir dignidade, emancipação e fazer com que Goiânia, que Goiás seja um estado cada vez mais acessível para todas as pessoas”, destacou a autora da iniciativa, vereadora Kátia Maria (PT).
Segundo a parlamentar, atualmente, 8,5% da população goiana são pessoas com deficiência, 228 mil dependem de algum tipo de mobilidade, 199 mil têm determinado grau de deficiência visual e 177 mil têm obstáculos para o aprendizado. “É responsabilidade do poder público assegurar os direitos das pessoas com deficiência em cada uma dessas áreas, inclusive em relação à violência que sofrem em um estado despreparado para atender a essa população”, ressalta.
A Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Anna Paula Feminella participou por meio de um vídeo. Em sua fala, enfatizou que O Brasil, como um dos países que ratificam a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da ONU, tem um grande desafio: tornar as cidades brasileiras acessíveis, com políticas públicas inclusivas, reconhecendo as necessidades da pessoas com deficiência.
“Consideramos que o lugar da pessoa com deficiência é em todo lugar, por isso precisamos de recursos para a acessibilidade e é preciso que a população entenda que ainda pesa contra nós muita discriminação. A gente tem muito a contribuir com a nossa sociedade, trabalhando, promovendo o desenvolvimento social a todas e todos”, salientou Feminella.
Comitê Anticapacitista, presente!
Ester da Silva, do Comitê Anticapacitista do CRESS Goiás
A assistente social, conselheira e do Comitê Anticapacitista do CRESS Goiás, Ester da Silva (foto) foi uma das homenageadas, “em reconhecimento à sua luta pela conscientização sobre a importância de garantir os direitos fundamentais para pessoas com deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, em prol da inclusão”.
Participaram ainda da sessão, representantes do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Ministério Público de Goiás, Associação Pestalozzi de Goiânia, Associação das Pessoas Com Deficiência Visual de Goiás, Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Superintendência do Ministério da Saúde-GO, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE-Goiânia, Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade - APABB-Goiás, Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás – ADFEGO, Setorial da Pessoa Com Deficiência do PT, entre outras lideranças.
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.