A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social realiza na próxima sexta-feira, 7 de junho, no Câmpus da UFG Cidade de Goiás, o ABEPSS Itinerante, com o tema “As diretrizes curriculares, o debate étnico-racial e os projetos pedagógicos”. Com a iniciativa, que ocorre em todas as regiões do país, a ABEPSSS pretende fortalecer o debate sobre o projeto de formação profissional do Serviço Social brasileiro na perspectiva antirracista e indígena, a fim de possibilitar a interlocução e difusão de propostas pedagógicas.
Sujeitos
A participação tem como sujeitos professoras e professores, estudantes, supervisoras e supervisoras de estágio, da PUC Goiás e da UFG, e membros das comissões de trabalho e formação, orientação e fiscalização; e dos comitês antirracista e anticapacitista do CRESS Goiás.
A ABEPSS Centro-Oeste está representada na Região pelo coordenador de graduação, professor George Francisco Ceolin, e pela coordenadora de pós-graduação, professora Sandra de Faria.
Sobre o projeto
O ABEPSS Itinerante é uma capacitação continuada com formato de curso de aperfeiçoamento, desenvolvido desde 2011 pela Associação, com o propósito de “fortalecer as estratégias político-pedagógicas de enfrentamento à precarização do ensino superior, por meio da difusão dos princípios, conteúdos e desafios colocados para a consolidação das Diretrizes Curriculares (DC) como instrumento fundamental na formação de novos profissionais”, ressalta a ABEPSS.
Serviço:
O quê: ABEPSS Itinerante
Tema: “As diretrizes curriculares, o debate étnico-racial e os projetos pedagógicos”
Quando: 7 de junho/2024, das 8h30 às 17h30
Onde: Sala 97 do Areião, Câmpus da UFG Cidade de Goiás
Sujeitos: professoras e professores, estudantes, supervisoras e supervisoras de estágio, da PUC Goiás e da UFG, e membros das comissões de trabalho e formação, orientação e fiscalização; e dos comitês antirracista e anticapacitista do CRESS Goiás.
Programação
7/5 – Sexta-feira
8h30 – Apresentação Cultural
9h15 – Acolhida das e dos participantes
10h – Roda de conversa:
- Iniciação ao debate étnico-racial;
- O que os símbolos nos remetem;
- O que pensamos quando mencionamos as palavras: ancestralidade, oralidade, periferia, negro/a;
- Questões introdutórias.
11h30 às 12h – trabalho em grupos
14h às 14h30 – diálogos em grupos
14h30 – partilha das discussões feitas em grupos
16h – Encaminhamentos:
- O que temos?
- Para onde caminhamos?
- Como queremos ir?
17h30 – Encerramento
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.