O Comitê Goiano de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo, lançado no final do ano passado, teve a sua primeira reunião essa semana. Durante a reunião foram discutidas diversas propostas para fortalecer as ações do grupo, informa a conselheira do CRESS e uma das articuladoras do Comitê, Emiliana Santos.
Segundo Santos, um dos importantes encaminhamentos foi pela realização de semana com ações e atividades de combate ao racismo dentro do Mês do Assistente Social. O grupo deliberou ainda pela construção da agenda mensal de reuniões, formação de um grupo de estudos e a produção de um instrumental sobre a realidade de assistentes sociais que sofrem racismo.
“Outras sugestões abordaram a visibilidade por meio de vídeos, mapeamento racial, material próprio de distribuição, identificação do perfil do público atendido, uso de redes sociais, instrumental online, e a adoção do dia 20 de novembro como referência para ações”, destaca. Outra prioridade definida é ter sempre alguém do Comitê com participação ativa nos conselhos de políticas públicas.
O Comitê, além de profissionais assistentes sociais, é aberto a toda pessoa e/ou militantes dos movimentos sociais de forma geral. Participaram da reunião no dia 30 de janeiro: Sueli Almeida Neves, Conselheira-presidente do CRESS Goiás; Emiliana Pereira dos Santos, trabalhadora da Assembleia Legislativa e Conselheira do CRESS; Danilo da Silva, da Escola de Circo da PUC Goiás e Conselheiro do CRESS; Karine Marques Rodrigues Teixeira, assistente social da SEDHS Goiânia e profissional de base; Jéssika Lima, assistente social do MP-GO, profissional de base; e Rosana Santana, assistente social no CESAM e Conselheira do CRESS.
A próxima reunião já tem data, local e horário: será no dia 27 de fevereiro, às 19 horas, novamente pela internet, por meio da plataforma Google Meet.
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão “Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência” – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.