A equipe de orientação e fiscalização do CRESS Goiás realizou visitas em 17 unidades nas quais atuam profissionais assistentes sociais, no município de Anápolis: UEG, UPA 24h Dr. Alair Mafra Andrade, Unidade de Semiliberdade de Anápolis, Centro Dia da Pessoa Idosa, Secretaria Municipal de Educação, CRAM - Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Regional de Saúde Pirineus, Farmácia de Alto Custo, Hospital de Doenças Renais, Instituto Nefrológico, HEANA - Hospital Estadual de Anápolis, Agência da Previdência Social Anápolis-Centro, EMATER, CREAS 1, CREAS 2, Prefeitura Municipal e APAE. Participaram das visitas, pelo CRESS, a coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), Sara Ribeiro, e a equipe de agentes fiscais, Lucas Lima e Thaisy Pessoa.
Contratações precárias
Nas visitas às unidades da prefeitura a fiscalização constatou o que vem ocorrendo em vários municípios do estado: formas de contratação precárias, com o último concurso tendo sido realizado em 2010. Sobre esse assunto e outros (como carga horária, baixa contratação na saúde, o fato de uma única assistente social atender 110 escolas) pertinentes ao Serviço Social, o CRESS protocolou uma solicitação de reunião com o prefeito Roberto Naves.
HEANA
Também houve uma reunião do Conselho com representantes da gestão do Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo – HEANA e a participação das Assistentes Sociais, para tratar sobre as constatações da visita de orientação e fiscalização.
Assistentes sociais nas escolas
Outra agenda prioritária para o CRESS, foi uma reunião da conselheira coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRESS, Sara Ribeiro, com o Secretário Municipal de Educação, Alex Martins de Araújo, para reforçar a importância da implementação da Lei 13.935/2019. A lei dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica.
Resultado positivo
No geral, segundo a equipe do CRESS, as/os profissionais de Anápolis avaliaram positivamente o atendimento e as visitas.
Grupo de estudos
“É importante ressaltar que foi sugerida a criação de um grupo de estudos com as/os Assistentes Sociais do município de Anápolis, que terá a sua primeira reunião (virtual) no dia 9 de novembro”, informa o agente fiscal Lucas Lima.
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.