Extensa programação começa às 8 e termina às 21 horas nesta terça-feira, 10/10. Conselheira-presidente do CRESS Goiás, a assistente social Sueli Almeida participará do evento também como debatedora do vídeo “As presas da Consciência”, de Lourival Belém.
10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental, criação de 1992 da Federação Mundial de Saúde Mental, ligada à Organização Mundial de Saúde. Em Goiás, para celebrar a data, o Fórum Goiano de Saúde Mental, a Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental (AUSSM-GO), o Grupo de Pesquisa La Folie e o Grupo Mentalize, realizam o seminário “O controle social e a reconstrução da RAPS”. O evento, das 8 às 21 horas, ocorre no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás.
A programação envolve oficinas, palestra e debates temáticos. Um deles, às 19 horas, será sobre o vídeo “As presas da consciência”, de Lourival Belém e terá como uma das debatedoras a Conslheira-presidente do CRESS Goiás, Sueli Almeida.
O ponto alto do seminário, do ponto de vista político, será a reunião pela formação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, de iniciativa do deputado estadual Mauro Rubem.
Apoiam a iniciativa o Coletivo Desencuca, o Sindsaúde/GO, a PUC Goiás, o deputado estadual Mauro Rubem, o Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania e o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência de Goiás e Tocantins – SINTFESP-GO/TO.
O QUE É A RAPS?
RAPS é a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), responsável por estabelecer os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).
DESMONTE
O Dia Mundial de Saúde Mental é dia de luta antimanicomial para as pessoas, instituições e entidades da sociedade civil ativistas dessa causa. Os/as antimanicomiais defendem os direitos e garantias previstos na Lei 10.216 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. A lei vem sendo negligenciada pelos governos estadual e muitos municipais, entre eles o de Goiânia.
“Resistimos a seis anos de golpe, retrocessos e desmontes na Política Nacional de Saúde Mental e a partir da eleição do novo governo temos a esperança de sua retomada. Em Goiás e em nossa capital, no entanto, persiste o sucateamento dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial”, ressalta a psicóloga Heloiza Massanaro, do Fórum Goiano de Saúde Mental, conselheira estadual de saúde e diretora do SINTFESP-GO/TO.
Serviço:
Seminário “O controle social e a reconstrução da RAPS”
Quando: 10 de outubro/2023 – Dia Mundial de Saúde Mental
Local: auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás - R. 227, Quadra 66, Lote 14-E - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74610-155
Horário: 8 às 21 horas
Realização: Fórum Goiano de Saúde Mental, Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental (AUSSM-GO), Grupo de Pesquisa La Folie e Grupo Mentalize.
Apoio: Coletivo Desencuca, Sindsaúde/GO, PUC Goiás, deputado estadual Mauro Rubem, Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania e do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência de Goiás e Tocantins – SINTFESP-GO/TO.
PROGRAMAÇÃO:
Seminário “O controle social e a reconstrução da RAPS”
10/10/2023 – Terça-feira
8:00 – Abertura
8:10 – Oficina livre: Pontos fortes do meu CAPS
8:40 – Momento cultural
9:00 – Palestra online – Concepções e lutas do movimento antimanicomial na atualidade – Prof. Eduardo Sugizaki/PUC Goiás
9:30 – Diálogo
10:00 – Intervalo e lanche
10:30 – Mesa
- A formação de profissionais autônomos e antimanicomiais
Coord. – Prof. Maria Salete Pontieri / PUC Goiás
- A participação do usuário na orientação dos serviços
Vanete Resende / AUSSUM
- Gestão qualificada na RAPS e o Conselho Local
Neia Vieira / SINDSAÚDE-GO
- Articulação de redes no território
Prof. Paula Cândida / PUC Goiás
11:30 – Diálogo
12:30 – Encaminhamentos
12:45 – Intervalo para almoço
15:00 – Reunião ampliada pró formação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial
Coord. Deputado Mauro Rubem
17:00 – Intervalo
19:00 – Apresentação cultural
- Performance de Otto Caetano
- Vídeo “As presas da Consciência”, de Lourival Belém
Debatedoras/es:
. Represent. AUSSUM
. Petrônio Magalhães Fernandes – CAPS Noroeste
. Sueli Almeida – CRESS Goiás
21:00 – Encerramento
*com informações do Sintfesp-GO/TO
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.