Manifestação pelos direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexuais, assexuais, pansexuais e não binárias será domingo, na capital. Evento celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBT.
No dia 28 de junho se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBT, criado em referência à Rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969, quando gays, transexuais e drag queens protestaram contra uma ação violenta de policiais nova-iorquinos que queriam fechar um bar que reunia a comunidade. Em função da relevância da data, junho é considerado o mês do orgulho LGBTQIAPN+.
Nesse período, no mundo todo ocorrem eventos, palestras e festas, além da tradicional Parada do Orgulho LGBT, para conscientizar, reforçar, celebrar e reivindicar os direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queers, intersexuais, assexuais, pansexuais e não binárias.
Em Goiânia a data será comemorada domingo, dia 25 de junho, com a realização da 28º Parada do Orgulho LGBTQIAPN+. Com o tema “Transfobia Mata: Acolher, Proteger e Respeitar”, a Parada busca destacar a importância de políticas de empregabilidade, combate à violência e apoio à conquista de direitos dessa comunidade. Transfobia é o preconceito e/ou discriminação em razão da identidade de gênero, contra transexuais e travestis.
A concentração será a partir das 12h, na Praça Cívica, local escolhido por sua significância histórica e simbolismo como espaço democrático de poder. A partir das 16h haverá uma grande marcha pelas principais avenidas do centro da capital: Araguaia, Paranaíba e Tocantins.
Segundo a assessoria do evento, a programação inclui shows musicais e performances de artistas locais, discursos inspiradores, serviços de saúde, jurídicos e manifestações culturais. Além disso, haverá estandes de organizações e movimentos sociais, onde será possível obter informações sobre direitos, educação, saúde, previdência, assistência social e outros temas relevantes para a comunidade LGBTQIAPN+.
Os organizadores e organizadoras também informam que para garantir um ambiente acolhedor e livre de violência, medidas de segurança foram implementadas em conjunto com a polícia, bombeiros, guarda municipal, agência de trânsito, AMMA e outras autoridades locais e estaduais. “Além disso, a CMTC garantiu um reforço na operação dos ônibus nos terminais Isidória e Praça da Bíblia, fazendo a conexão com a Praça Cívica.
Maiores informações sobre a 28ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Goiânia podem ser acessadas do Instagram @ParadaLGBTQIAPN.
Serviço:
28ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Goiânia
Data: 25 de junho (Domingo)
Local: Praça Cívica (correto)
Horário: Concentração a partir das 12 horas, caminhada às 16h.
*com informações da organização da Parada.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534