A assistente social do Distrito Sanitário Sudoeste, Maria Eleusa Honorato, representa Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás na 10ª Conferência Estadual de Saúde, que começou hoje, 29, e prossegue até quarta-feira, 31 de maio, em Goiânia. Realizada no auditório da Superintendência da Escola de Saúde, na Vila Legionários, a conferência reúne gestores, profissionais/trabalhadores/as de saúde, usuários e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para debater as políticas de saúde pública.
“Sou trabalhadora do SUS há 20 anos, sempre atuando no controle social. Então a minha participação na conferência é resultado de uma longa caminhada. Considero importantíssimas a conferências, penso que mais assistentes sociais deveriam participar”, avalia Maria Eleusa. “Nossa luta é pelo fortalecimento do SUS, ainda mais nós que temos habilidade e no dia-a-dia lidamos com usuários e usuárias”, ressalta.
As propostas levantadas e aprovadas em Goiás serão levadas à 17ª Conferência Nacional, de 2 a 5 de julho deste ano, por meio das/os 96 delegadas/os que serão eleitas/os nesta etapa estadual. O tema da nacional é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”.
Conferência Magna
A abertura da Conferência Estadual prevê agora pela manhã a participação do palestrante Júlio Pontes, conselheiro nacional de saúde e coordenador da comissão intersetorial de políticas de promoção da equidade do Conselho Nacional de Justiça. A pauta seguirá durante os três dias com extensa programação de debates, trabalhos em grupos, que colaborarão para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.
Acesse aqui à programação completas da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Goiás e 17ª Etapa da Conferência Nacional de Saúde
*Com informações da Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534