Mesa dos Movimentos Sociais nesta terça, 16/5, 14h, reunirá lideranças de variados segmentos que atuam na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Evento compõe programação do XI Simpório e 38ª Semana da/o Assistente Social. INSCREVA-SE AQUI E PARTICIPE!
O extremismo de ultradireita, até anos atrás escamoteado, vem mostrando a sua cara em nível mundial. De 2013 para cá e mais fortemente de 2016 a 2022, atuou no Brasil dentro e fora das esferas governamentais, aliado a setores econômicos poderosos, tendo como uma de suas estratégias negar a política e criminalizar os movimentos sociais, fragilizando o Estado e fortalecendo o mercado.
Com as eleições do ano passado, setores democráticos de esquerda, de centro e até conservadores de direita se aliaram e buscam restabelecer o Estado Democrático de Direito, fortalecer as instituições basilares, resgatar a independência e harmonia entre os três poderes e possibilitar que a sociedade civil organizada retome o seu protagonismo na luta por um país mais justo, solidário e fraterno.
Muitos segmentos sociais, no entanto, apesar de reconhecerem que a correlação de forças atual é desfavorável para um avanço mais radical, sabem que o estado liberal é limitado. Por isso, mantêm forte a esperança (no sentido freireano) e a luta por um projeto de sociedade radicalmente democrático, anticapitalista e em defesa dos interesses da classe trabalhadora.
É com esse sentimento de superação por meio da ação libertadora que o CRESS Goiás mais uma vez realiza a MESA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, que reunirá ativistas de variados segmentos como parte da programação do XI SIMPÓSIO e 38ª SEMANA DA/O ASSISTENTE SOCIAL em Goiás. A roda-de-debate será nesta terça-feira, 16 de maio, às 14 horas, no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás.
Confira quem participará desse importante debate:
XI Simpósio e 38ª Semana da/o Assistente Social - 2023 . Goiás
MESA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Data: 16 maio 2023 . Terça-feira
Horário: 14h
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás
Endereço: Rua 227, Q. 66, Lt. 14-E, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO, 74610-155
Debatedoras/es:
• ANADIR CEZARIO - Assistente social, da coordenação do Fórum Estadual de Mulheres Negras, do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, Conselheira no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher/Goiânia e no Conselho Municipal de Assistência Social;
• ÂNGELA CRISTINA - Educadora popular. Ouvidora Externa da Defensoria Pública do Estado (DPE-GO) e membro do Movimento de Trabalhadoras/es por Direitos (MDT) e do Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino.
• EMILIANA SANTOS - Assistente Social. Militante do movimento negro. Do Instituto Coordenação de Negras e Negros de Goiás (CONNGO), da Coordenação do Fórum Goiano de Mulheres.
• LUZINÉIA VIEIRA DOS SANTOS - Enfermeira, Especialista em Residência em Saúde da Família e Comunidade; em Epidemiologia e em Qualidade e Segurança do Paciente. Vice-presidenta do Sindsaúde-GO.
• JOHN MAIA - Homem trans, militante do movimento LGBTQIA+, ex-Superintendente LGBTQIA+ do município de Goiânia. Fundador do projeto sempredaprafazeralgumacoisa, Coordenador estadual do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat)
• HELOIZA MASSANARO - Psicóloga. Membro do Coletivo Desencuca. Representante dos Trabalhadores na mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde-GO. Diretora do Sintfesp-Go/To. Avó do Gabriel.
• EDUARDO MATOS - Educador social pela Secretaria Municipal de Saúde na equipe do Consultório na Rua de Goiânia, membro da coordenação nacional e militante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua em Goiás (MNPR-GO), redutor de danos com referência na Aborda, ex-participante da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde (CISM-CNS), acadêmico de Psicologia (trancado) e membro do Coletivo Liberdade.
• LUDMILLA DA SILVA MORAIS - Pedagoga. Servidora efetiva da Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME - Goiânia). Conselheira do Conselho Nacional de Entidades (CNE/CNTE), Conselheira do Conselho Estadual de Educação (CEE). Atualmente é Secretária Geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás - SINTEGO.
• LUCILENE BRITO - Assistente Social. Setor de produção do MST - Goiás.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534