Em vídeo exclusivo, Heloiza Alves Ribeiro conclama profissionais assistentes sociais e usuários do SUAS a participarem! Etapa goiana será em outubro e a nacional, em dezembro. Tema deste ano é “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”
Este ano, de 5 a 8 de dezembro, em Brasília, será realizada, extraordinariamente, a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, com a atribuição de avaliar a Política Nacional de Assistência Social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. Com etapas locais, estaduais e nacional, o tema é “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
A conferência nacional foi convocada pelo Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e pela Presidenta do Conselho Nacional de Assistência Social, Margareth Alves Dallaruvera, por meio da Portaria Conjunta MDA/CNAS nº 23, de 9/2/2023. A portaria estabelece que as conferências municipais devem ocorrer de 3 de abril a 15 de julho e as estaduais e do Distrito Federal sejam realizadas no período de 16 de agosto a 16 de outubro.
Goiás
Em Goiás, a Conferência Estadual de Assitência Social será realizada de forma presencial em Goiânia-GO, de 9 a 11 de outubro. A etapa goiana também foi convocada de forma conjunta, pelo Secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Lima, e pela presidenta do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-GO), Heloiza Alves Ribeiro, por meio da Portaria nº 076, de 12/4/2023, publicada dia 17 de abril no Diário Oficial do Estado.
Assistente social e indicada pelo CRESS Goiás como representante da sociedade civil para compor o CEAS-GO, Heloiza Alves Ribeiro destaca que a conferência é um momento impar no qual, de forma paritária, usuários, trabalhadores, entidades, governo e sociedade civil, têm o direito de participar, discutir, propor e decidir sobre as diretrizes que devem nortear prioridades e estabelecer os rumos da política pública.
“Embora tenha limites relacionados à execução das decisões, a conferência é um raro momento em que usuários têm centralidade no planejamento da política de assistência social”, destaca. Ela ressalta ainda que cada etapa elege delegadas e delegados para a etapa seguinte.
Em vídeo gravado com exclusividade para a comunicação do CRESS Goiás, a conselheira-presidenta do CEAS-GO convoca as/os assistentes sociais para que estejam em todos os municípios, discutindo as políticas sociais, “o que é a responsabilidade nossa como profissionais, junto aos usuários e todos os que fazem parte dessa política pública”.
CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO DA CONSELHEIRA-PRESIDENTA DO CEAS-GO, HELOIZA ALVES RIBEIRO
AGENDA IMPORTANTE. AGENDE E PARTICIPE!
Reunião CEAS/GO (pela internet)
Pauta: "Orientações para realização das Conferências Municipais da Assistência Social"
Data: 19/04/2023, quarta-feira
Horário: 14h às 16h
Local: Plataforma Zoom
Link da reunião: CLIQUE AQUI
*também será transmitida pelo Facebook da SEDS: FACEBOOK SEDSGOIAS
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534