21 de setembro, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
O 21 de Setembro, como Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, foi instituído em 1982 pelos movimentos de luta das pessoas com deficiência e oficializado por meio da Lei Nº 11.133 de 14 de julho de 2005, no primeiro Governo Lula. O dia simboliza as lutas e reivindicações por inclusão e participação das pessoas com deficiência, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas na sociedade.
Desde 1982 nessa data são realizados atos e atividades relacionadas às lutas das pessoas com deficiência, com suas reivindicações por inclusão social, educacional, por igualdade de oportunidades e respeito às diferenças.
Na passagem de mais um 21 de setembro, manifestamos o nosso compromisso com a luta pela Inclusão das Pessoas com Deficiência, em todos os aspectos da vida. Expressamos também a nossa indignação com os ataques constantes do atual governo contra os direitos dessas pessoas.
Esse governo desarticulou o Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, órgão máximo de controle das políticas públicas para PCDs e tentou várias vezes flexibilizar a Lei de Cotas, o que só não se concretizou pela articulação e mobilização das organizações das pessoas com deficiência.
Além disso, tem atacado permanentemente a Educação Inclusiva, discriminando as crianças com deficiência, pela sua condição, de forma criminosa, ferindo a Lei Brasileira de Inclusão -- Estatuto da Pessoa com Deficiência.
*com informações da Secretaria Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos e do Coletivo Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência da CUT.
CRESS Goiás 19ª Região