O Curso de Serviço Social da Faculdade Unida de Campinas – FacUnicamps, realizou nesta terça-feira, dia 17 de maio, o “VI Simpósio do Serviço Social: Serviço Social, democracia e trabalho”, como parte da programação do Maio da/o Assistente Social.
O evento, contou com atividades pela manhã e à noite. Das 8h às 9h, o tema “A atual conjuntura da classe trabalhadora em momento pandêmico” teve como debatedores o historiador, Doutor Sebastião Cláudio Barbosa e a assistente social, Mestra Édar Jessie. O professor Barbosa, em sua fala, “trouxe todo o contexto sócio-histórico e falou sobre a financeirização do capitalismo. E a professora Édar falou do mundo do trabalho e o Serviço Social nesse contexto”, informa a professora, coordenadora do Curso de Serviço Social e Pedagogia da FacUnicamps, Juliana Duarte de Mendonça Castro.
Ainda pela manhã, das 09h30 às 11h, o assunto abordado foi a “Importância dos conselhos no processo de fortalecimento do SUAS”, tendo como debatedoras a Conselheira-presidente do CRESS Goiás, Nara Costa e representante do Conselho Municipal de Assistência Social de Goiânia (Cmasgyn). As duas representações fizeram uma análise sócio-histórica da profissão e destacaram a importância do fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e dos dois conselhos.
À noite houve a apresentação cultural “As falas dessas mulheres”, sob a responsabilidade de alunas/os do 7º ano noturno da faculdade. Encerrou o evento a atividade, a palestra “Democracia no Brasil, análise e discussão”, com exposição da assistente social Ma. Any Borba. O simpósio foi realizado no auditório da FacUnicamps, no Setor Coimbra, em Goiânia.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534