4º encontro do projeto de extensão terá como debatedoras Iêda Leal, do MNU, Rosilene Guimarães, da Superintendência da Mulher e da Igualdade Racial de Goiás, Luzia do Carmo, quilombola e vereadora de Professor Jamil e Elenízia da Mata, professora da UEG e vereadora da Cidade de Goiás. Participação dá direito a certificado de 2 horas.
A Universidade Federal de Goiás – UFG/Câmpus Goiás, em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás, Centro Acadêmico Carlos Marighella do Curso de Serviço Social da UFG e o núcleo de base do CRESS na Região Noroeste do estado de Goiás – NUCRESS Rio Vermelho, dão sequência ao projeto de extensão “Trabalho pela vida e resistência de povos originários e comunidades tradicionais”, com a realização de seu 4º encontro, na próxima quarta-feira, dia 8 de dezembro, das 19 às 21 horas. A ação será uma transmissão ao vivo, via Youtube do CRESS, com o tema: “Luta e resistência de povos tradicionais: dos quilombos às periferias em Goiás”.
Vão discutir o assunto a Coordenadora Nacional do Movimento Negro Unificado, Secretária de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO), Iêda Leal de Souza; a Superintendente da Mulher e da Igualdade Racial do Estado de Goiás, Rosilene Oliveira Guimarães; a Quilombola, vereadora do município goiano de Professor Jamil, Luzia Cristina do Carmo (PT); e a professora do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás, vereadora pela Cidade de Goiás, Elenízia da Mata (PT).
Comporão a mesa virtual de abertura do evento a Conselheira-presidente do CRESS Goiás, Nara Costa; a professora do curso de Serviço Social da UFG/Câmpus Goiás e coordenadora do projeto de extensão, Profª Drª Selma Leite e do acadêmico do curso de Serviço Social da UFG e dirigente do Centro Acadêmico Carlos Marighella, Joel Santos.
A transmissão ao vivo terá ainda duas especialíssimas apresentações culturais: de Mano Dáblio, rapper e poeta brasiliense, vencedor na categoria Rap/Hip Hop do Prêmio Profissionais da Música; e do Grupo Tambor Raiz e Tradição João Borges Vieira, de Uruaçu-GO.
A mediação do encontro será feita pela Assistente Social, militante, 1ª Secretária do Instituto Coordenação de Negras e Negros de Goiás (CONNGO), Coordenadora Estadual da Juventude da Rede de Matriz Africana (JUREMA), Emi Santos.
Além de ser parte do projeto de extensão, a atividade compõe as celebrações pelo 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. As instituições parceiras e realizadoras do evento avaliam que “a desigualdade e o preconceito racial fazem parte de um processo de exclusão e exploração social que precisam ser erradicados. E uma das formas de fortalecer essa luta é a promoção debates como esse, no dia 8 de dezembro”.
CERTIFICADO
As pessoas participantes da live terão direito a certificado de duas horas. Basta para isso, assinarem a lista de presença que será afixada no chat do evento ao final das falas das palestrantes.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Live “Luta e resistência de povos tradicionais: dos quilombos às periferias em Goiás”
Data: 08/12/21 – Quarta-feira
Horário: 19h às 21h
Local: Youtube do CRESS Goiás
Iniciativa: Universidade Federal de Goiás/Câmpus Goiás
Parcerias: Conselho Regional de Serviço Social - CRESS Goiás 19ª Região; Núcleo de base do CRESS Goiás na Região Noroeste de Goiás/NUCRESS Rio Vermelho; Centro Acadêmico Carlos Marighella do curso de Serviço Social da UFG/Câmpus Goiás.
Mediação - Emi Santos - Assistente Social, militante, 1ª Secretária do Instituto Coordenação de Negras e Negros de Goiás (CONNGO), Coordenadora Estadual da Juventude da Rede de Matriz Africana (JUREMA)
19h - Mesa de abertura
• CRESS Goiás - Presidente - Nara Costa (5 min)
• Universidade Federal de Goiás - Prof ª Drª - Selma Leite (5 min)
• Centro Acadêmico Carlos Marighella - Discente - Joel Santos (5 min)
19h15 - Apresentação Cultural - Mano Dáblio, rapper e poeta brasiliense, vencedor na categoria Rap/Hip Hop do Prêmio Profissionais da Música - PPM
19h20 - Superintendente da Mulher e da Igualdade Racial do Estado de Goiás,
Rosilene Oliveira Guimarães
19h35 - Quilombola, vereadora do município de Professor Jamil, Luzia Cristina do Carmo (PT)
19h55 - Professora do curso de Letras (UEG), vereadora da Cidade de Goiás, Elenízia da Mata (PT)
20h05 - Coordenadora Nacional do Movimento Negro Unificado, Secretária de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT-GO), Iêda Leal de Souza
20h35 - Perguntas e debate
20h55 - Apresentação cultural: Grupo Tambor Raiz e Tradição João Borges Vieira, de Uruaçu-GO
21h00 - Encerramento
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534