Uma das ações da campanha este ano é a arrecadação de absorvente, sabonete, creme dental e escova dental destinados a mulheres em situação de rua e, também, às que estão nas ocupações e em situação de vulnerabilidade social. CRESS Goiás apoia a iniciativa.
O Conselho Estadual da Mulher de Goiás lança a Campanha 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, no dia 19 de novembro, 9h, com transmissão ao vivo pela UEG TV e pelo Facebook do CONEM Goiás: @conemgoias.
Desde 1991, a Organização das Nações Unidas - ONU convoca o mundo inteiro para discutir questões relacionadas à violência contra as mulheres por meio de uma campanha anual global. É a campanha “16 dias de ativismo”, que tem início todo 25 de novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e termina no dia 10 de dezembro.
No Brasil, entretanto, os 16 dias se ampliaram para 21 dias, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras. Assim, as atividades começam antes, no 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e se encerram no dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Conhecido internacionalmente como “período laranja”, essa é a época do ano voltada para a mobilização e educação da sociedade pela erradicação da violência de gênero e não poderia ser momento mais apropriado para nos mobilizarmos pela defesa dos direitos da mulher, destaca a Conselheira-presidente do CONEM Goiás, Ana Rita de Castro.
Segundo ela, a campanha visa conscientizar e engajar a sociedade em ações práticas e não apenas no discurso. “Por isso, durante esse período faremos campanha de arrecadação de absorvente, sabonete, creme dental e escova dental nas secretarias e demais órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada”, informa. Os produtos arrecadados serão destinados à mulheres em situação de rua e, também, às que estão nas ocupações e em situação de vulnerabilidade social.
A campanha de arrecadação será realizada até o dia 30 de novembro. E entre os dias 1 e 10 de dezembro será realizada a entrega dos produtos.
Durante este período de 20 de novembro até 10 de dezembro serão realizadas ainda lives e rodas de conversa presenciais organizadas por órgãos públicos e entidades da sociedade civil que compõem o CONEM, com o objetivo de discutir a violência contra a mulher e os mecanismos para a sua superação.
Outras informações:
• E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
• Telefones: 62 99272-2902 ou 62 98170-1500
*com informações do CONEM Goiás
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534