“Se muito vale o já feito
Mais vale o que será
E o que foi feito é preciso
Conhecer para melhor prosseguir
[...] Outros outubros virão
Outras manhãs plenas de luz e de sol”.
Milton Nascimento (Bituca)
A gestão “SERVIÇO SOCIAL É LUTA COLETIVA, ORGANIZAÇÃO E RESISTÊNCIA” (2023-2026) dá prosseguimento, em Goiás, à decisão coletiva CFESS/CRESS de construção dos Núcleos de Base dos Conselhos Regionais de Serviço Social – NUCRESS, por todo o Brasil, na busca, de um lado, de ampliar o engajamento por meio da participação real e da tomada de decisão coletiva da categoria, nas regiões goianas mais distantes, ao processo de crítica e de ruptura ao conservadorismo presente no Serviço Social brasileiro/goiano, em face dos impactos das mudanças atuais. E, de outro, de imprimir uma direção social e política, em que os esforços se voltem a uma perspectiva de superação dos limites impostos pela realidade social, no cotidiano do trabalho profissional, tanto pela organização política quanto pela formação humana e profissional/educação permanente, condições essenciais à efetividade e consolidação do Projeto Ético-Político do Serviço Social.
Esses desafios, por incidirem diretamente na construção dos NUCRESS, tornam-se pontos de reflexão e transformam-se em forças político-pedagógicas para a categoria criar propostas e estratégias no sentido de ultrapassá-los.
Nesse contexto, o NUCRESS/Região Sul Goiana, vinculado ao CRESS Goiás 19º Região e considerado um espaço político profissional, de natureza “itinerante”, como os demais existentes, tem procurado, na sua trajetória, garantir maior mobilização e participação de assistentes sociais. No processo de fortalecimento da sua construção, realizou, no dia 19/01/2024, em Caldas Novas, na Associação Centro Juvenil Pela Vida, o I Encontro do NUCRESS Região Sul Goiana, para decidir sobre a eleição da nova diretoria, a importância do núcleo do CRESS na Região, o Serviço Social que temos e o Serviço Social que queremos e as necessidades de cada município. Contou com a participação de assistentes sociais de vários municípios, além da Comissão de Trabalho e Formação e das conselheiras do CRESS-GO Aline Pontes e Emiliana Pereira.
*Relato-memória sistematizado pela professora Darci Roldão de Carvalho, da Comissão de Trabalho e Formação do CRESS Goiás
Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Gestão Serviço Social é luta coletiva, organização e resistência – 2023/2026
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.