Eleição foi realizada durante reunião na tarde desta quarta-feira, 21/7. Mandato é de três anos e coincide com o da nova diretoria do CRESS Goiás. Os Nucress são espaços de organização do Conselho e compõem a política de interiorização do Conjunto CFESS-CRESS
Foi realizada nesta quarta-feira, 21/6, na Cidade de Goiás, a segunda reunião de rearticulação e fortalecimento do Núcleo de Base do CRESS Goiás na Região Rio Vermelho. O encontro teve como pauta principal a indicação de uma nova coordenação do Núcleo de Base do CRESS na Região - NuCRESS Rio Vermelho, que para assumir oficialmente dependerá apenas de homologação pelo Pleno do Conselho.
Foram eleitas para a nova coordenação:
- Euzamar Ribeiro de Oliveira - Coordenadora
- Jordanna Pacheco Felisberto - Vice-Coordenadora
- Celisa Gonzaga de Brito - Secretária
- Eleusa Severino dos Santos Damásio - Vice-Secretária
- Amanda Kelley dos Santos Souza – Suplente
O mandato da nova coordenação é de três anos e coincide com o da nova diretoria do CRESS Goiás. Os NuCress são espaços de organização do Conselho e compõem a política de interiorização do Conjunto CFESS-CRESS.
Participaram da reunião 21 pessoas, entre profissionais assistentes sociais, estagiárias em Serviço Social e estudantes do curso da UFG/Câmpus Goiás, dos municípios de Goiás e Itapirapuã. Do CRESS Goiás, estiveram presentes o vice-presidente Wesley Junio Nunes, as conselheiras Sara Ribeiro, Fernanda Felisberto Bueno, Ester da Silva e Patrícia Regina Marques, além da agente fiscal Renata Resende.
DINÂMICA
Antes de se definir a nova coordenação, houve uma dinâmica criativa com metodologia participativa, durante a qual cada pessoa colocou em um papel o que o NuCress simbolizava para ela. Surgiram palavras e frases como "fortalecimento", "resistência", "luta coletiva", "compromisso", "aproximação", "formação continuada", "coletivo que agrega", "união e força", "partilhas", entre outras.
RESOLUÇÃO
Após esse momento, foi realizada explanação seguida de diálogo sobre a Resolução CRESS 19ª Região n° 01, de 10 de janeiro de 2019, que dispõe sobre a regulamentação dos Núcleos de Base do CRESS, pontuando-se as principais informações. Profissionais participantes do encontro também foram informadas/os sobre como funcionam as comissões do CRESS e receberam convite para compô-las.
PRÓXIMAS REUNIÕES
Foi definido ainda que o próximo encontro será no município de Itapirapuã, dia 16 de agosto, das 14h às 17h, para garantir a rotatividade como previsto na regulamentação. As reuniões do NuCress serão mensais, nas terceiras quartas-feiras de cada mês. E serão enviados ofícios para as instituições onde as/os assistentes sociais trabalham para informar do encontro e da necessidade da liberação para a participação.
PAUTA
Foram levantadas como sugestões de pauta para a próxima reunião: 1) Apresentação das Comissões do CRESS; e Estágio Supervisionado em Serviço Social.
PLANEJAMENTO
O grupo dialogou ainda sobre o planejamento participativo, pensando estratégias para aproximação de mais profissionais, inserção de outros municípios da Região e a necessidade de um projeto de educação permanente.
QUAIS MUNICÍPIOS COMPÕEM O NUCRESS RIO VERMELHO?
Araguapaz, Aruanã, Britânia, Faina, Goiás, Itaberaí, Itapirapuã, Jussara, Matrinchã, Mossâmedes, Novo Brasil e Santa Fé de Goiás.
As informações são da conselheira do CRESS Goiás, Sara Ribeiro.
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534