Encontro é realizado pelo NUCRESS Sudeste em articulação com o CRESS Goiás, entidades e instituições parceiras. Live às 19h é ponto alto das atividades na Região.
Começaram oficialmente na tarde desta quarta-feira, 11/5, em Catalão-GO, as celebrações do 15 de maio, Dia da/o Assistente Social, realizadas pelo Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás.
Reunida na Câmara Municipal da cidade, a direção do Conselho e da coordenação do núcleo de base da Região (NUCRESS Sudeste), com o apoio da assessoria do CRESS, fizeram a entrega do Registro Profissional das/os novas/os assistentes sociais (DIP).
Durante a sua fala às e aos profissionais, a Conselheira-presidente do CRESS, Nara Costa, falou sobre a campanha do triênio 2020-2023 do Conjunto CFESS-CRESS e lembrou o motivo de no 15 de maio ser comemorado o Dia da/o Assistente Social.
“É em função da primeira normativa que regulamenta a profissão e cria os Conselhos Federal e Regionais”. Ela refere-se ao Decreto 994/62, editado em 15 de maio de 1962.
O CFESS explica que embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei nª 3252 de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio de 1962 foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. Atualmente, a lei que regulamenta a profissão é a 8662 de 08 de junho de 1993 - Conselho Federal e Regionais de Serviço Social.
Ainda à tarde ocorreu uma exposição sobre o trabalho da Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), com o agente fiscal do CRESS, Lucas Lima.
À noite, a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook do CRESS Goiás serão feitas exposições, seguidas de debates sobre os seguintes assuntos:
· "Os desafios e expressões da mulher trabalhadora na ocupação de cargos públicos" - Roselma Lucchese, Reitora Pro Tempore da UFCAT;
· "Experiência na administração de uma unidade prisional" - Fernanda Cristina Emídio, Diretora da Unidade Prisional Regional de Catalão;
· "O trabalho social da Casa da Mulher de Ipameri-GO" - Maria Antonia de Faria, Juiza da 1ª Vara Criminal de Crimes Apenados com Detenção, Contra a Ordem Tributária e Hipervulneráveis, e Adriano Elias, Coordenador da Casa da Mulher; e
· "Iniciativa social junto ao grupo 'Mulheres do Agro'" - Anilda Nascimento, assistente social e trabalhadora da Emater-GO.
ACESSE AQUI À INTEGRA DA PROGRAMAÇÃO DO MAIO DA/O ASSISTENTE SOCIAL
CRESS Goiás
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques – DRT 1534