Como parte da programação, CRESS Goiás realiza no dia 13 de dezembro, no Centro Cultural Caravídeo a Roda de Conversa: Perspectivas das Políticas Públicas no Brasil e em Goiás".
Ao final da segunda guerra mundial, em 10 de dezembro de 1948, foi instituída pela Organização das Nações Unidas a Declaração Universal dos Direitos Humanos. A adoção da Declaração como um padrão comum de conquistas para todos os povos e todas as nações – espécie de Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos – foi a forma escolhida pela humanidade inteira promover a dignidade humana em todos os lugares e para sempre.
Apesar de importantes conquistas para a civilização, o ódio, a discriminação e a violência ainda persistem, inclusive em grandes países como o Brasil, onde a intolerância e o desamor insistem em permear as relações e a serem utilizadas como “armas” por grande parcela da população.
Acreditando que o amor, a tolerância e a paz hão de vencer por meio da luta democrática, pessoas, entidades e instituições do bem comemoram em todo o planeta os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em Goiás, extensa programação foi preparada carinhosamente por dezenas de ativistas organizados no Comitê Goiano de Direitos Humanos 'Dom Tomás Balduino'.
A II Jornada Goiana dos Direitos Humanos começa dia 1ª e prossegue até dia 13 de dezembro, com atividades e ações na cidade de Goiânia e pelo interior do Estado de Goiás. A programação envolve oficinas, palestras, café com direitos humanos, mostras de cinema, festival audiovisual e terá como um de seus pontos altos o Dia DH, um Ato Inter-religioso pelos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos e o lançamento do Grupo de Mães pela Paz, no dia 10 de dezembro, às 20 horas, na Catedral Metropolitana de Goiânia.
Também são destaque dia 12, às 18h30, no Campus Samambaia (em frente à biblioteca da UFG) a conferência inaugural do Bosque dos Direitos Humanos “Organizar dinâmicas de transformação diante do fascismo”, com a presença do professor Vladimir Safatle; e a Audiência Pública de entrega do Relatório das Violações de Direitos Humanos em Goiás, dia 13, às 9h, na Assembleia Legislativa de Goiás.
CRESS
O CRESS Goiás participa da jornada e, como parte da programação, realiza no dia 13 de dezembro, no Centro Cultural Caravídeo a Roda de Conversa: Perspectivas das Políticas Públicas no Brasil e em Goiás".
Confira a íntegra da programação clicando aqui
Assessoria de Comunicação
Cláudio Marques - MTE 1534