Este ano, as comemorações do 15 de maio, Dia da/o Assistente Social, têm como tema, estabelecido em plenária nacional do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS): “Serviço Social, uma profissão necessária! Defender as atribuições e competências profissionais e prestar serviços de qualidade!”. O mote reforça que, além de regulamentada, a nossa profissão é comprometida com a ética e com a qualidade dos serviços prestados à população.

O conjunto CFESS-CRESS também chama a atenção para o fato de que em 2023 o Serviço Social celebra os 30 anos do Código de Ética da/o Assistente Social e o aniversário da Lei de Regulamentação Profissional (Lei 8.662/1993). “Num contexto de tentativas de desregulamentação de diversas profissões e de precarização das condições do trabalho e da vida, é fundamental fazer a defesa das atribuições e das competências profissionais de assistentes sociais, para que a sociedade reconheça o nosso trabalho e a população tenha acesso a serviços de qualidade”, avalia.

Além desses fatores, em dezembro de 2023, o CRESS Goiás faz 40 anos de luta em defesa da profissão. “Vamos, portanto, celebrar a nossa história, a nossa trajetória de resistência e lutas. Vamos celebrar a importância da nossa profissão para o Brasil e para o povo brasileiro!”, destaca a Conselheira-presidente, Nara Costa.

Por esses motivos, a Semana da/o Assistente Social 2023, realizada pelo CFESS e pelos CRESS de todo o país, tem uma programação extraordinária para você, assistente social! A organizada pelo CRESS Goiás está disponível na programação abaixo.
Nossa vontade é que você, assistente social e estudante de Serviço Social, participe presencialmente do máximo de eventos. Mas se isto não for possível, por exemplo, porque você mora em um município distante ou por outro motivo de força maior, basta se inscrever e indicar no formulário de inscrição a opção ‘virtual’, que você receberá no seu e-mail a confirmação da inscrição e o link da sala do Google Meet. Ressaltamos que a inscrição deve ser feita POR EVENTO.

Programação

Programação do XI Simpósio e 38ª Semana da/o Assistente Social
Tema: “Serviço Social, uma profissão necessária! Defender as atribuições e competências profissionais é prestar serviços de qualidade!”
Clique na data abaixo para mudar a programação visível

  • II ENCONTRO DE ASSISTENTES SOCIAIS DO NORTE GOIANO

    Horário: 8h às 17h

    Local: Auditório do IFG-Câmpus Uruaçu-GO - Rua Formosa, Qd 28 e 29 - Loteamento Santana, Uruaçu - GO, 76400-000

    PROGRAMAÇÃO

    08:00 – Credenciamento e Coffee Break

    09:00 – Mesa de Abertura

    09:30 – Momento Cultural

    10:00 – SERVIÇO SOCIAL, NECESSÁRIO PARA O BRASIL

    Palestrante: Omari Ludovico Martins – Assistente Social, Mestre em Educação (UFG), Doutora em Serviço Social (UFRJ)

    11:00h – Debate

    12:00h – Almoço

    13:00h – Momento Cultural

    13:30h – Perfil Profissional e Condições de Trabalho dos/as Assistentes Sociais do Norte Goiano (APRESENTAÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA)

    - Rodrigo Silva Moura – Assistente Social – Coordenador do CAPS Uruaçu/GO

    - Fabiana Carla Martins – Assistente Social – Supervisora de Estágio Acadêmico na UNIP/Polo Uruaçu/GO

    14:00h – Debate

    15:30h – Intervalo/Lanche

    16:00h – Criação do NUCRESS NORTE/Eleição da Coordenação

    17:00h – Encerramento

  • Ato Ético Especial e entrega de DIP

    Horário: 8h30 às 12h

    Local: miniauditório da Faculdade de Educação da UFG - R. 235, 307 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74605-050

    Participação dá direito a certificado. Lista de presença será disponibilizada durante o evento.

  • Live em comemoração ao Dia da/o Assistente Social na Região Sul-GO

    Tema: O trabalho da/o assistente social acerca dos direitos trabalhistas e da questão de gênero

    Horário: 9h

    Transmissão: Instagram do Nucress Sul: @NUCRESSREGIAOSUL

    Iniciativa: Núcleo de base do CRESS Goiás na Região Sul - NUCRESS SUL

  • Apresentação de trabalhos científicos – modalidades Oral e Pôster
    Horário: 8h
    Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás - Rua 227, Q. 66, Lt. 14-E, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO, 74610-155.
    *Inscrições de 10 a 24 de abril:



    VIII - Simpósio do Serviço Social
    Tema: Instrumento e Instrumentalidade no Serviço Social - a importância do fazer profissional.
    Horário : 18h50
    Local: auditório - prédio 2, Facunicamps



    Live Dia da/o Assistente Social e posse simbólica das novas gestões CFESS-CRESS 2023-2026
    Tema: Serviço Social, necessário para o Brasil! A defesa das nossas atribuições e competências profissionais contribui para a valorização da profissão, comprometida com a ética e a qualidade dos serviços prestados!
    Mesa: Presidenta do CFESS e professora da UFBA, Maria Elizabeth Borges e a presidenta eleita do Conselho e assistente social do SUAS, Kelly Mellati.
    Horário: 19 horas
    Local: Youtube e Facebook do CFESS e do CRESS Goiás



    Audiência Pública
    Tema:
    Significado e impacto da inserção das/dos Assistentes Sociais e do Curso de Serviço Social da UFG no Município de Goiás
    Horário: 20h
    Local: Plenário Dr. Brasílio de Ramos Caiado - Câmara Municipal da Cidade de Goiás
    Debatedores:

    • Sara Ribeiro – Conselheira do Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
    • Neimy Batista Silva – Docente do Curso Serviço Social/UFG Câmpus Goiás
    • Marcia das Dores de Paiva Santos – Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS da Cidade de Goiás
    • Miriam Santos – Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social - ENESSO 4ª Região


    Realização: Câmara Municipal de Goiás e Curso de Serviço Social da UFG/Câmpus Goiás

  • Audiência Pública sobre a política de Assistência Social, Fonoaudiológica e Psicológica na rede Estadual de Ensino em Goiás (PL 108/23)

    Horário: 9h

    Local: Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Goiás

    Endereço: Av. Emival Bueno, Quadra G - Lote 01 - Park Lozandes, Goiânia - GO, 74884-090

    Iniciativa: deputado estadual Karlos Cabral (PSB-GO)

    Apoio: CRESS Goiás, CRP-09 e CFEFONO


    Mesa dos Movimentos Sociais

    Horário: 14h

    Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás - Rua 227, Q. 66, Lt. 14-E, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO, 74610-155.

    Debatedoras/es:

    • Anadir Cezario - Assistente social, da coordenação do Fórum Estadual de Mulheres Negras, do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, Conselheira no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher/Goiânia e no Conselho Municipal de Assistência Social;
    • Ângela Cristina - Educadora popular. Militante do Movimento de Trabalhadoras/es por Direitos - MTD-GO e Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno. Ouvidora Externa da Defensoria Pública do Estado (DPE-GO);
    • Emiliana Santos – Assistente Social, militante, 1ª Secretária do Instituto Coordenação de Negras e Negros de Goiás (CONNGO), Coordenadora Estadual da Juventude da Rede de Matriz Africana (JUREMA);
    • Luzinéia Vieira dos Santos – Enfermeira, Especialista em Residência em Saúde da Família e Comunidade; em Epidemiologia e em Qualidade e Segurança do Paciente. Vice-presidenta do Sindsaúde-GO.
    • John Maia - Homem trans, militante do movimento LGBTQIA+, ex-Superintendente LGBTQIA+ do município de Goiânia. Fundador do projeto sempredaprafazeralgumacoisa, Coordenador estadual do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat)
    • Heloiza Massanaro – Psicóloga. Membro do Coletivo Desencuca. Representante dos Trabalhadores na mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde-GO. Diretora do Sintfesp-Go/To. Avó do Gabriel.
    • Eduardo Matos – Educador social pela Secretaria Municipal de Saúde na equipe do Consultório na Rua de Goiânia, membro da coordenação nacional e militante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua em Goiás (MNPR-GO), redutor de danos com referência na Aborda, ex-participante da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde (CISM-CNS), acadêmico de Psicologia (trancado) e membro do Coletivo Liberdade.
    • Ludmilla da Silva Morais – Profª Ma. Secretária geral do SINTEGO
    • Jucilene Brito, Assistente Social. Setor de produção do MST - Goiás

    Lanche

    Horário: 18h


    Posse da nova diretoria do CRESS Goiás

    Horário: 19h

    Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás - Rua 227, Q. 66, Lt. 14-E, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO, 74610-155.


    Mesa principal

    Tema: “Serviço Social, uma profissão necessária! Defender as atribuições e competências profissionais é prestar serviços de qualidade!”.

    Horário: 20h

    Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás - Rua 227, Q. 66, Lt. 14-E, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO, 74610-155.

    Expositor: Professor Leonardo Rodrigues de Oliveira Ortegal

    Professor do Departamento de Serviço Social (SER) e do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Universidade de Brasília. Possui graduação em Serviço Social (UnB), Mestrado e Doutorado em Política Social pelo PPGPS/UnB e estágio doutoral na University of British Columbia (UBC). Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Raça, Juventude e Violência (RAJ); é membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UnB); e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Política Social (NEPPOS). Foi servidor público, Assistente Social da Secretaria da Criança do Distrito Federal, onde trabalhou com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, de 2008 a 2016. Atualmente, realiza pesquisas, formações e consultorias no âmbito do sistema socioeducativo. Foi assistente social da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (2011). Trabalhou como assistente social no Tribunal de Justiça em Goiânia (TJGO) no ano de 2007.

  • Evento de reorganização e fortalecimento do NUCRESS Rio Vermelho

    Horário: 14h às 17h

    Local: Biblioteca Cajuí (UFG/Cidade de Goiás)