Este ano, as comemorações do 15 de maio, Dia da/o Assistente Social, têm como tema, estabelecido em plenária nacional do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS): “Serviço Social, uma profissão necessária! Defender as atribuições e competências profissionais e prestar serviços de qualidade!”. O mote reforça que, além de regulamentada, a nossa profissão é comprometida com a ética e com a qualidade dos serviços prestados à população.
O conjunto CFESS-CRESS também chama a atenção para o fato de que em 2023 o Serviço Social celebra os 30 anos do Código de Ética da/o Assistente Social e o aniversário da Lei de Regulamentação Profissional (Lei 8.662/1993). “Num contexto de tentativas de desregulamentação de diversas profissões e de precarização das condições do trabalho e da vida, é fundamental fazer a defesa das atribuições e das competências profissionais de assistentes sociais, para que a sociedade reconheça o nosso trabalho e a população tenha acesso a serviços de qualidade”, avalia.
Além desses fatores, em dezembro de 2023, o CRESS Goiás faz 40 anos de luta em defesa da profissão. “Vamos, portanto, celebrar a nossa história, a nossa trajetória de resistência e lutas. Vamos celebrar a importância da nossa profissão para o Brasil e para o povo brasileiro!”, destaca a Conselheira-presidente, Nara Costa.
Por esses motivos, a Semana da/o Assistente Social 2023, realizada pelo CFESS e pelos CRESS de todo o país, tem uma programação extraordinária para você, assistente social! A organizada pelo CRESS Goiás está disponível na programação abaixo.
Nossa vontade é que você, assistente social e estudante de Serviço Social, participe presencialmente do máximo de eventos. Mas se isto não for possível, por exemplo, porque você mora em um município distante ou por outro motivo de força maior, basta se inscrever e indicar no formulário de inscrição a opção ‘virtual’, que você receberá no seu e-mail a confirmação da inscrição e o link da sala do Google Meet. Ressaltamos que a inscrição deve ser feita POR EVENTO.
Programação
Programação do XI Simpósio e 38ª Semana da/o Assistente Social
Tema: “Serviço Social, uma profissão necessária! Defender as atribuições e competências profissionais é prestar serviços de qualidade!”
Clique na data abaixo para mudar a programação visível
Iniciativa: Núcleo de base do CRESS Goiás na Região Sul - NUCRESS SUL
Apresentação de trabalhos científicos – modalidades Oral e Pôster Horário: 8h Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás - Rua 227, Q. 66, Lt. 14-E, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO, 74610-155. *Inscrições de 10 a 24 de abril:
VIII - Simpósio do Serviço Social Tema: Instrumento e Instrumentalidade no Serviço Social - a importância do fazer profissional. Horário : 18h50 Local: auditório - prédio 2, Facunicamps
Live Dia da/o Assistente Social e posse simbólica das novas gestões CFESS-CRESS 2023-2026 Tema: Serviço Social, necessário para o Brasil! A defesa das nossas atribuições e competências profissionais contribui para a valorização da profissão, comprometida com a ética e a qualidade dos serviços prestados! Mesa: Presidenta do CFESS e professora da UFBA, Maria Elizabeth Borges e a presidenta eleita do Conselho e assistente social do SUAS, Kelly Mellati. Horário: 19 horas Local: Youtube e Facebook do CFESS e do CRESS Goiás
Audiência Pública Tema: Significado e impacto da inserção das/dos Assistentes Sociais e do Curso de Serviço Social da UFG no Município de Goiás Horário: 20h Local: Plenário Dr. Brasílio de Ramos Caiado - Câmara Municipal da Cidade de Goiás Debatedores:
Sara Ribeiro – Conselheira do Conselho Regional de Serviço Social 19ª Região - CRESS Goiás
Marcia das Dores de Paiva Santos – Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS da Cidade de Goiás
Miriam Santos – Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social - ENESSO 4ª Região
Realização: Câmara Municipal de Goiás e Curso de Serviço Social da UFG/Câmpus Goiás
Audiência Pública sobre a política de Assistência Social, Fonoaudiológica e Psicológica na rede Estadual de Ensino em Goiás (PL 108/23)
Horário: 9h
Local: Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Goiás
Endereço: Av. Emival Bueno, Quadra G - Lote 01 - Park Lozandes, Goiânia - GO, 74884-090
Iniciativa: deputado estadual Karlos Cabral (PSB-GO)
Apoio: CRESS Goiás, CRP-09 e CFEFONO
Mesa dos Movimentos Sociais
Horário: 14h
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás - Rua 227, Q. 66, Lt. 14-E, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO, 74610-155.
Debatedoras/es:
Anadir Cezario - Assistente social, da coordenação do Fórum Estadual de Mulheres Negras, do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, Conselheira no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher/Goiânia e no Conselho Municipal de Assistência Social;
Ângela Cristina - Educadora popular. Militante do Movimento de Trabalhadoras/es por Direitos - MTD-GO e Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno. Ouvidora Externa da Defensoria Pública do Estado (DPE-GO);
Emiliana Santos – Assistente Social, militante, 1ª Secretária do Instituto Coordenação de Negras e Negros de Goiás (CONNGO), Coordenadora Estadual da Juventude da Rede de Matriz Africana (JUREMA);
Luzinéia Vieira dos Santos – Enfermeira, Especialista em Residência em Saúde da Família e Comunidade; em Epidemiologia e em Qualidade e Segurança do Paciente. Vice-presidenta do Sindsaúde-GO.
John Maia - Homem trans, militante do movimento LGBTQIA+, ex-Superintendente LGBTQIA+ do município de Goiânia. Fundador do projeto sempredaprafazeralgumacoisa, Coordenador estadual do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat)
Heloiza Massanaro – Psicóloga. Membro do Coletivo Desencuca. Representante dos Trabalhadores na mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde-GO. Diretora do Sintfesp-Go/To. Avó do Gabriel.
Eduardo Matos – Educador social pela Secretaria Municipal de Saúde na equipe do Consultório na Rua de Goiânia, membro da coordenação nacional e militante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua em Goiás (MNPR-GO), redutor de danos com referência na Aborda, ex-participante da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde (CISM-CNS), acadêmico de Psicologia (trancado) e membro do Coletivo Liberdade.
Ludmilla da Silva Morais – Profª Ma. Secretária geral do SINTEGO
Jucilene Brito, Assistente Social. Setor de produção do MST -
Goiás
Lanche
Horário: 18h
Posse da nova diretoria do CRESS Goiás
Horário: 19h
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás - Rua 227, Q. 66, Lt. 14-E, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO, 74610-155.
Mesa principal
Tema: “Serviço Social, uma profissão necessária! Defender as atribuições e competências profissionais é prestar serviços de qualidade!”.
Horário: 20h
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás - Rua 227, Q. 66, Lt. 14-E, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO, 74610-155.
Expositor: Professor Leonardo Rodrigues de Oliveira Ortegal
Professor do Departamento de Serviço Social (SER) e do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Universidade de Brasília. Possui graduação em Serviço Social (UnB), Mestrado e Doutorado em Política Social pelo PPGPS/UnB e estágio doutoral na University of British Columbia (UBC). Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Raça, Juventude e Violência (RAJ); é membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UnB); e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Política Social (NEPPOS). Foi servidor público, Assistente Social da Secretaria da Criança do Distrito Federal, onde trabalhou com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, de 2008 a 2016. Atualmente, realiza pesquisas, formações e consultorias no âmbito do sistema socioeducativo. Foi assistente social da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (2011). Trabalhou como assistente social no Tribunal de Justiça em Goiânia (TJGO) no ano de 2007.
Evento de reorganização e fortalecimento do NUCRESS Rio Vermelho