Por que não existe um Sindicato dos Assistentes Sociais

sindicatoO Conselho Regional de Serviço Social de Goiás em consonância com o Conselho Federal de Serviço Social, convida a todas/os os assistentes sociais a uma importante reflexão.

Trata-se da organização sindical das/os assistentes sociais que constantemente nos interpelam: por que não existe um Sindicato dos Assistentes Sociais?

Porque nos idos dos anos 80, o Brasil vivenciou um importante movimento dos trabalhadores, neste instante as principais entidades da categoria dos Assistentes Sociais - Associação Nacional dos Assistentes Sociais, ANAS e os Sindicatos de Assistentes Sociais, filiados à Central Única dos Trabalhadores/ CUT, iniciaram uma jornada para combater o corporativismo, entendendo que esta modalidade de organização sindical, torna a luta da classe que vive do trabalho, extremamente diminuta e enfraquecida, enfim em última análise fragmentada.

Neste período, grande foi a luta dos trabalhadores para que todos os esforços, fossem convergidos para o fortalecimento de Sindicatos por ramo de atividade, a materialização desse momento ocorreu no o 2º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores, CONCUT, realizado em 1986, ali foi aprovado a organização sindical por “ramo de atividade”. A partir daí foram extintos os sindicatos de categoria, entre eles o Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado de Goiás.

A seguir mostramos documentos do conjunto CFESS/CRESS de 2012 onde o mesmo versa em seu texto sobre a organização sindical que defendemos.

CFSS Manifesta
Clique para ler o documento - Seminário Nacional de Serviço Social e Organização Sindical
Rio de Janeiro, 30 e 31 de outubro de 2012
Gestão Tempo de Luta e Resistência (2011 - 2014)
Luta Sindical - Instrumento de conquistas da classe trabalhadora
Assistentes Sociais presentes!

Assim desejamos a todas/os uma boa leitura e melhor ainda, uma reflexão embebida em uma maturidade, tão necessária em tempos cruéis.