Eleitos delegados/as para as etapas estadual e nacional da conferência de saúde

ConferenciaSaude

Com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas - Direito do povo brasileiro”, a 9ª Conferência Municipal de Saúde terminou neste sábado, 27, com a eleição de delegadas e delegados para a etapa Regional Central da 8ª Conferência Estadual de Saúde de Goiás. O evento serviu, ainda, como uma oportunidade de proporcionar a participação social nas decisões em saúde.

O Cress Goiás participou dos três dias de conferência, contribuindo para direcionar propostas e políticas para melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população de Goiânia.  A presidente do Conselho, Ilma Pugliese analisa que o espaço da conferência é importante para avaliar e propor caminhos para o fortalecimento do SUS. “Vivemos um momento delicado, onde o Congresso Nacional ataca todos os direitos sociais conquistados com a Constituição de 1988 e não podemos assistir como expectadores. Somos agentes de transformação social. Vamos lutar para consolidar o SUS e não enfraquecê-lo”, diz a presidente.

As Conferências de Saúde têm como missão avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipal, estadual e nacional. A 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília de 4 a 6 de dezembro, busca assegurar a construção de diretrizes capazes de gerar um ciclo de implementação do SUS e a formulação de diretrizes nacionais, sem prejuízo de debates específicos, em função da realidade de cada Estado e Município.

A expectativa de participação na 15ª Conferência Nacional de Saúde é de 3.248 delegadas e delegados eleitos pelas conferências de base, além 976 convidadas e convidados e 98 atores sociais por credenciamento livre, totalizando de 4.322 participantes, sem incluir nesse total profissionais envolvidos na produção, organização e cobertura de imprensa.

Para a etapa de Goiânia da 9ª conferência, foram eleitos em assembleias locais (nos bairros) e temáticas, cerca de mil delegados e delegadas, sendo 50% deles representantes dos usuários, 25% dos trabalhadores e trabalhadoras do SUS e outros 25% são representantes dos prestadores de serviços em saúde.

A conferência de Goiânia homenageou o médico sanitarista Gilson Carvalho, um dos precursores e idealizadores do Sistema Único de Saúde, instituído na Constituição Federal de 1988 e regulamentado dois anos depois, por meio da lei 8.080/1990. Gilson faleceu em 2014, com 68 anos, e ainda é considerado como inspiração para um sistema de saúde efetivo para a cidade de Goiânia.

Clique aqui e baixe o Documento Orientador de apoio aos debates da 15ª Conferência Nacional de Saúde