CRESS na luta contra a privatização da Saúde

Junia Rios Campelo

O Conselho Regional de Serviço Social Goiás participa da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Goiânia, que começou no dia 25 e vai até o dia 27 de junho, nas dependências do Parque Agropecuário de Goiânia. O Cress Goiás está unido na defesa de políticas que fortaleçam o Sistema Único de Saúde (SUS), para garantir o direito universal e integral à saúde pública de qualidade.

A 9ª Conferência reúne mais de mil pessoas por dia entre delegados, trabalhadores e usuários do SUS. No espaço estão sendo discutidos o Eixo Temático Transversal, que são as Reformas Democráticas e Populares do Estado e os seguintes eixos temáticos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social;Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde;Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e a Política de Comunicação do SUS e Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS.

Vários movimentos em defesa da saúde se fazem presentes na Conferência, entre eles a Frente Goiana Contra a Privatização da Saúde (FGCPS), que tem a participação do Cress Goiás.  No segundo dia de conferência, uma carta da FGCPS foi distribuída aos participantes. O documento reforça a defesa do Sistema Único de Saúde como “Política de Estado” como forma de materialização da luta social que determinou a inclusão na chamada Constituição Cidadã de 1988, a Saúde como um Direito de Todos e um dever do Estado.