Semana da/do Assistente Social é aberta com duas grandes conferências sobre tema central

IMG 1805Público compareceu em massa à abertura e aplaudiu programação que continua até quarta, 13

“Será o 15 maio mais diferente que já vimos desde que a ditadura acabou no Brasil. É um 15 de maio que nos traz desafios diferentes”. Essa fala do professor Renato Francisco dos Santos Paula do Campus da UFG da Cidade de Goiás resumiu bem o sentimento dos ocupantes da mesa de abertura da XXXII Semana do/a Assistente Social e VI Simpósio Goiano do Serviço Social 2015.

A Semana que tem como tema central “Assistente Social: Atribuições, Competências e Defesa das Políticas Públicas”, foi aberta às 19h, desta terça,11,  na área IV da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em Goiânia com a presença maciça dos inscritos. O cenário atual vivido pelo país, considerado de retrocesso pelos que lutam pelos direitos sociais, foi tema da fala de todos os integrantes da mesa.

Após a entrega de material e apresentação cultural, a mesa foi composta por representantes das entidades e instituições que trabalham na realização, parceria e apoio ao evento: Ilma Inácia de Sousa Pugliese, presidente do Cress Goiás; Raquel Ferreira Crespo Alvarenga, conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS); Vera Lúcia dos Santos, representante da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social; Dr. Renato Francisco de Paula, da Universidade Federal de Goiás; Darlan Tavares Feitosa, representante do magnifíco reitor da PUC-GO, Wolmir Therezio Amado; Oswldo Rodrigues Soares, da Executiva Nacioanal de Estudantes de Serviço Social (Enesso) e professora Sonia Margarida, pró-reitora de Graduação da  PUC-GO.

Em seguida, o público pode apreciar as duas conferencistas da noite, que falaram com propriedade sobre o tem central da Semana. A primeira a a proferir a palavra foi a professora Gláucia Lelis Alves,  assistente social e doutora em Serviço Social pela PUC –SP e professora conselheira do Curso de Serviço Social da UFRJ.

Em seguida,  os participantes tiveram a oportunidade de ouvir  a professora Raquel Ferreira Crespo de Alvarenga, assistente social, conselheira do CFESS, mestre em Política Social pela Universidade Federal da Paraíba e funcionária de carreira do INSS- gerência de João Pessoa.

As conferências situaram a profissão da/do assistente social no contexto histórico do país, na atual conjuntura e conclamou os assistentes sociais a continuarem a luta. A professora Gláucia  Lelis chamou o período atual de “tempos endurecidos” e alertou para as mazelas da precarização da formação, aligeiramento do ensino, desajustes da economia, redução dos investimentos no ensino superior e diminuição do papel do Estado entre outros prejuízos sociais.

A professora Raquel Ferreira convidou a todos e todas a refletirem e rever a história com o momento atual. “A  história reafirma a necessidade de remarcar o campo de luta social. São direitos Sociais e defesas que a profissão vem lutando para manter”, reiterou. A conferencista disse que é preciso decidir ações para que os 150 mil assistentes sociais do país continuem sendo visto como profissionais de luta. A Semana continua com uma rica programação até esta quarta, 13.

Confira a programação clicando aqui: Programação da XXXII Semana do Assistente Social

Ou na: Página do Facebook