CRESS Goiás repudia qualquer forma de racismo

Conselho divulga posicionamento político, conheça o documento

Goiânia, 10 de março de 2015

CRESS Goiás repudia qualquer forma de racismo

A Gestão Resistência, Ética e Ação: a Luta Continua, do Conselho Regional de Serviço Social Goiás - 19ª Região, vem a público repudiar toda e qualquer forma de discriminação em qualquer local, comunidade ou Estado da União. É inaceitável que comportamentos racistas continuem sendo reproduzidos em ambientes públicos e destinados a garantir direitos e dignidade a todas as pessoas usuárias/os incluindo aquelas inseridas no quadros de gestão.

O Código de Ética do/a Assistente Social/Lei 8.662/1993, em seus princípios, reafirma que a Categoria e o Conjunto CFESS/CRESS têm que se empenhar na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade e à discussão das diferenças.

Enquanto profissionais e cidadãos/ãs, no exercício da profissão do Serviço Social, a Categoria entende que não deve existir a discriminação tampouco discriminar.

É claro à sociedade brasileira que apesar da instalação da democracia no Brasil - fato histórico anunciado pela Constituição Federal de 1988, os grilhões do racismo ainda existem e insistem em impor condições humilhantes às relações sociais as quais endossam ranços histórico-sociais perpetuados por políticas e formas de gestão hegemônicas de exclusão e discriminação.

Tais políticas e relações sociais representam retrocesso na emancipação cidadã e interferem no direito ao exercício livre e democrático da profissão do Serviço Social.

Segundo o artigo XI do Código de Ética, a profissão do assistente social deve ser exercida: "Sem ser discriminado(a), nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.".

Definindo por não aceitar em nenhuma instância política, momento de crise ou debate o racismo e a discriminação, propondo ainda ações de superação desta cicatriz histórica a qual marca a luta de classes nos anais da história através das diferenças e desigualdades sociais, reafirmamos o compromisso da categoria com o Brasil e seu povo livre, endossando e promovendo a inclusão enquanto direito, o respeito como cerne e o debate democrático estruturante da liberdade de expressão a contribuir e fomentar a riqueza socialmente produzida neste País.

Conselho Regional de Serviço Social  Goiás - 19ª Região.