Dia Mundial do Serviço Social

Prezadas e prezados estudantes de serviço social e assistentes sociais,

Parabenizo a todas e todos que fizeram opção por trabalhar na área do Serviço Social, pois hoje comemora-se o dia internacional do serviço social (não confundir com o dia 15 de maio que é o dia da/o assistente social), verifiquem o site do CFESS: clique para ver a Notícia

A terceira terça feira de março (que em 2015 caiu hoje, dia 17) foi instituída o "Dia Mundial do Serviço Social" que este ano é comemorado com o tema "Promover a dignidade e o valor da pessoa".

Creio que é um momento importante para debater o valor da pessoa humana em um momento em que impera o "sentido do ter" (vide ENGEL e MARX, Ideologia Alemã), passamos a ser o que temos e o que produzimos. Temos nossas profissões, nossos títulos, nossas propriedades, nossas famílias e até nossos amigos. Todos os elementos, valores, pessoas e relações são precedidos do pronome possessivo "nosso/nossa" ou até mesmo "meu/minha".

E o que somos em realidade, será que temos consciência de que todas e todos somos trabalhadores e trabalhadoras que lutam continuamente para modificar a natureza para atender nossas necessidades? E, que necessidades são essas? coletivas ou individuais?

Vamos aproveitar para refletir e exercitar a consciência de classe trabalhadora que é universal, que é azul, verde, amarela, lilás e vermelha.

Afinal tudo que somos foi historicamente construído e constituído. Se hoje somos capazes de eliminar determinadas doenças é porque nossos antecedentes nos deixaram algo. Se hoje posso me comunicar com vocês desta forma, é porque muitas pessoas trabalharam para que isto fosse possível.

Esta comemoração é universal, a classe trabalhadora é universal e a dignidade humana é universal.

Portanto, a saudação fica estendida a trabalhadoras e trabalhadores que lutam por dias melhores com dignidade, sem preconceito e sem utilizar o recurso da violência falada, escrita ou concretizada por meio de atos que muitas vezes têm consequências irreversíveis.

PARABÉNS A TODOS E TODAS

UMA CORRENTE DE MÃOS DADAS, ABRAÇOS E LAÇOS DE DE ESPERANÇA ...

​Maria Conceição Sarmento Padial Machado

dia mundial do servico social2

Cartaz do Dia Mundial do Serviço Social 2015, elaborado pela Fits

Clique para ver a notícia

A Federação Internacional de Assistentes Sociais (Fits) instituiu a terceira terça-feira de março como sendo o Dia Mundial do Serviço Social. Em 2015, a data caiu no dia 17 de março, e será comemorada com o tema "Promover a dignidade e o valor das pessoas".

O tema se refere ao segundo princípio da Agenda Global (para conhecer o documento, clique aqui). Este também é o tema da Conferência Mundial de Serviço Social 2016, que ocorrerá em Seul, na Coréia do Sul.

A conselheira do CFESS Esther Lemos destaca que a crescente barbarização e mercantilização da vida, expressa de forma particular em cada formação nacional, evidencia a forma destrutiva como o capital se impõe. Ao mesmo tempo, convoca assistentes sociais a construir respostas profissionais que se articulem com a totalidade das relações sociais, no sentido da efetivação da liberdade e da igualdade social. "As respostas construídas pela profissão são heterogêneas e hegemonicamente conservadoras, trazendo ao Serviço Social brasileiro o desafio do protagonismo na direção da ruptura com o conservadorismo e efetivação dos princípios ético-políticos para além de suas fronteiras", completa ela.

Esther Lemos, que representa o Conselho Federal no Comitê Latino-americano e Caribenho de Organizações Profissionais de Serviço Social (Colacats), acrescenta que a data permite a divulgação da profissão, sua visibilidade nos diferentes países e a possibilidade de construção de estratégias comuns com aqueles segmentos que compartilham dos mesmos princípios ético-políticos. "Num contexto de crise do capital e acirramento das desigualdades sociais, cresce o desafio da organização política da categoria no enfrentamento das contradições postas no cotidiano profissional.", conclui a conselheira.

Evento em Porto Rico

Atualmente, a Fits é integrada por organizações profissionais de 116 países. Dentre os países da América Latina e Caribe, são filiados: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Granada, México, Nicarágua, República Dominicana, Peru, Porto Rico e Uruguai.

Nos dias 30 e 31 de outubro de 2015, a Fits, juntamente com o Colacats e o Colégio de Profissionais de Serviço Social de Porto Rico (CPTSPR), está organizando o 2º Congresso Internacional de Serviço Social de Porto Rico e o 4º Encontro Regional de Organizações Profissionais da América Latina e Caribe(clique para saber mais). Este é mais um momento de organização da categoria na região e de fortalecimento da presença de assistentes sociais no âmbito internacional.

Clique aqui e faça o download do cartaz do Dia Mundial do Serviço Social 2016, divulgado pela Fits

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tecendo na luta a manhã desejada - 2014/2017