II jornada o hcO Hospital das Clínicas da UFG/Ebserh, por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, realizará no dia 31 de maio, a II Jornada do Hospital das Clínicas HC-UFG/EBSERH: Sinais, sintomas, consequências e aspectos éticos no atendimento à pessoa em situação de violência. O evento ocorrerá a partir das 7:30h, com encerramento às 18h, no Auditório da Faculdade de Odontologia da UFG.

O evento faz parte da programação da Disciplina Seminário: Aspectos Éticos da Assistência, coordenada pela psicóloga Camila Oliveira Campos, em parceria com a também psicóloga Jane Andrade Sinimbu e a assistente social Lucineide Ferreira de Sá Antunes. A disciplina está integrada ao currículo obrigatório do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde HC/UFG/EBSERH, ministrada aos residentes de primeiro ano do Eixo Materno Infantil. A atividade integra também as ações do Programa de Atendimento à Pessoa em situação de Violência do HC.

Três palestras serão ministradas na Jornada. A primeira, cujo tema será Experiência e fluxo de atendimento no Ambulatório de Apoio à Vítima de Violência Sexual no Hospital Materno Infantil, será ministrada pela Dra. Marce Divina de Paula Costa. A segunda, que terá como tema Aspectos éticos do atendimento às pessoas em situação de violência, será ministrada pela Ms. Maria Luiza Moura Oliveira. Já a terceira palestra, ministrada pela Dra. Maria Aparecida Alves da Silva, terá a temática Impacto das violências: Sinais, sintomas e disfunções, e será dividida em duas partes no turno vespertino.

O evento tem o objetivo de refletir e reorganizar o serviço de atenção à pessoa em situação de violência encaminhada ao Hospital das Clínicas da UFG. Este contará com a presença de autoridades envolvidas no assunto, tais como representantes do Ministério Público, do Ministério da Saúde, do Núcleo de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, e do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Também foram convidados para a Jornada a Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de Goiás; a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA); a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM); o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), a Gerência de Saúde e Segurança da Secretaria Municipal de Educação, e as Faculdades de Medicina, Psicologia e Odontologia da UFG.

programa 2 jornada hc