Solenidade de posse da nova diretoria do CRESS Goiás ocorreu no encerramento dos trabalhos XXXIV Semana da/o Assistente Social, com a participação de convidados e dos membros da direção atual e da direção democraticamente eleita

 

“Venham para dentro do CRESS e contem sempre conosco onde vocês nos chamarem”. As palavras são da nova presidenta do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS Goiás (19ª Região), Ana Ângela Brasil, em discurso de posse como representante da direção eleita para o triênio 2017/2020. “É junto dessa categoria que temos que lutar”, enfatizou, demonstrando que essa será a prioridade primeira da nova gestão.

Diante de um público de engajada alegria que lotou o auditório da área 6 da PUC Goiás, Ângela Brasil agradeceu todas e todos os membros da gestão anterior e ressaltou que a atual – Lutar Sempre, Temer Jamais – mantém os compromissos históricos de luta pelas liberdades democráticas, pelos direitos humanos e sociais da categoria e de toda a classe trabalhadora. “Continuaremos firmes nas lutas com todos os que se juntarem em nossas trincheiras”, destacou, sob aplausos e palavras de ordem como “Fora Temer”.

Ângela também agradeceu cada assistente social que “tão maravilhosamente” se dispôs compor a nova diretoria. “Temos muitos desafios pela frente, entre eles a hegemonia das finanças em detrimento dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores e a precarização do trabalho no Serviço Social e de modo geral. Em Goiás, precisamos continuar enfrentando o primeiro-damismo”, disse em alusão às gestões que insistem no assistencialismo, em detrimento do Serviço Social como política pública laica, de qualidade e emancipadora. “Aparecida de Goiânia, por exemplo, não tem um único servidor do quadro que seja assistente social”, denunciou, reforçando que o CRESS vai lutar para mudar essa situação.

A nova direção também atuará forte no enfrentamento da crise econômica e política que se acirrou e resultou no governo ilegítimo que aprofunda uma crise que não está localizada apenas em nosso país, mas é parte da crise do sistema capitalista internacional. “É um momento desafiante porque vivemos um tempo marcado pela onda de ataques às conquistas históricas dos/as trabalhadores/as, possibilitando o aumento da exploração de suas energias e de suas vidas. Estão nos tirando as políticas públicas de atendimento às necessidades sociais e aumentando a repressão às lutas e a criminalização dos movimentos sociais”, ressaltou Ângela Brasil. Ela afirmou ainda como compromisso dar continuidade ao legado crítico do Serviço Social brasileiro, como a defesa da formação e do exercício profissional com qualidade, mantendo a autonomia política do CRESS. Para ela, essas são defesas que expressam a certeza de que na luta de classes não há empate. “A história se constrói na caminhada. Queremos caminhar juntos com cada profissional, cada estudante, na construção de um mundo melhor”, concluiu.

Despedida

A gestão Resistência, ética e ação: a luta continua encerra o período de três anos de uma diretoria mas a luta continua com a direção eleita. Esse foi o tom da fala da agora ex-presidenta do CRESS, Ilma Pugliesi, ao agradecer todas e todos que deixam a gestão e parabenizar os atuais gestores. “Não foi pouco o que conquistamos em nossa gestão, mas tenho convicção de que se a categoria participasse mais poderíamos muito mais”. De todo modo, a considerar todas as realizações, “o sentimento é de dever cumprido”, expressou.

Pugliesi alertou para as ameaças do atual governo federal sobre direitos históricos da classe trabalhadora. “Estamos em guerra e uma guerra desigual, onde a maioria não tem voz nesse país. Se queremos ter voz precisamos estar nas ruas”, conclamou. Em nome da diretoria que concluiu seu mandato, Ilma Pugliese desejou ainda sucesso ao grupo empossado. “Temos convicção de que a gestão Lutar Sempre, Temer Jamais que se inicia terá uma importante contribuição nesse próximo triênio”, concluiu.

Confira a composição da nova diretoria do CRESS Goiás, gestão Lutar Sempre, Temer Jamais, que estará à frente da autarquia pelo triênio 2017/2020:

EFETIVOS:

Presidente: ANA ÂNGELA BRASIL

Vice-presidente: ANA PAULA GONÇALVES

1ª Secretária: HELOÍSA ALVES RIBEIRO

2ª Secretária: ANA LÚCIA BASÍLIO SANTOS

1ª Tesoureira: NARA COSTA

2ª Tesoureira: MARIA CIURINHA PEREIRA DOS SANTOS

CONSELHO FISCAL:

1ª – TEREZA CRISTINA P. FÁVORO

2ª – KÁTIA REGINA NERES REIS

3ª – BEATRIZ CRISTINA DE ALMEIDA

SUPLENTES:

1º – KAROLINA DO NASCIMENTO LEÃO

2º – KAMILLA SANTOS DA SILVA

3º – GEYZ0N COSME S. RODRIGUES

4º – MARLY MACHADO BENTO

5º – WANESSA BATISTA MELO

6º - DANIELLI DA SILVA BORGES REIS

7º – RODRIGO SILVA MOURA

8º – FÁTIMA DE JESUS MARTINS BENTO

9º – TEREZA DE SOUZA ARAÚJO

 

 Foto: Ricardo Alves

b_250_0_16777215_00_images_Cpia-de-A-nova-diretoria-do-CRESS-Gois---Foto-Ricardo-Alves.jpg