5O ENCONTRO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL/12O ENCONTRO NACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL

Será realizado entre os dias 05 e 08 de junho de 2017, na Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória/ES). O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS), vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

O TEMA CENTRAL DO 5O EIPS/12O ENPS É A "RESTAURAÇÃO CONSERVADORA E NOVAS FORMAS DE RESISTÊNCIA".

INSCRIÇÕES DE TRABALHOS ATÉ 09/03/2017

O acelerado processo de reorganização das velhas burguesias e das forças conservadoras, que vem ocorrendo na América Latina e em outras partes do mundo, traz consigo implicações profundas nos terrenos social, político, econômico, cu...ltural e ideológico. A ascensão da direita, com apoio denotado de segmentos amplamente majoritários dos meios de comunicação, permite o fortalecimento de posições conservadoras, reacionárias, anticomunistas e antipopulares. Frente a esse contexto, ampliam-se as possibilidades de privatizações e cortes salariais, queda da participação dos trabalhadores e demais segmentos sociais não dominantes nos gastos públicos, supressão de direitos sociais, repressão policial, machismo, homofobia, transfobia, racismo, xenofobia e mercantilização da vida, formas pelas quais a direita garante sua sobrevivência, o controle do excedente econômico e os interesses do capital. Tudo isso, por sua vez, traz a necessidade de novas formas de resistência por parte daquelas parcelas da sociedade que se veem prejudicadas pelas transformações regressivas em curso.

A restauração conservadora e a emergência de novas formas de resistência convidam a um debate sobre o papel das políticas sociais frente a esse quadro, em que se aprofundam as desigualdades sociais e se agudizam as expressões da "questão social".

O EIPS/ENPS, ao ter essas questões como tema principal da edição de 2017, mantém-se como espaço de intercâmbio e reflexão sobre o capitalismo contemporâneo, possibilitando aos profissionais da área debater a concepção e a natureza das políticas sociais na contemporaneidade.